• Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 - Thyago Macedo - Todos os direitos reservados.

Polícia Militar comemora 60º aniversário de sua Diretoria de Saúde


Foto: CB Glaucia

Nesta segunda-feira (25), a Polícia Militar realizou uma solenidade alusiva aos sessenta anos de criação da Diretoria de Saúde da Polícia Militar. Durante a solenidade, a Polícia Militar concedeu a Medalha do Mérito da Saúde Coronel PM Pedro Germano Costa a trinta personalidades civis e militares que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à saúde na Polícia Militar e que tenham contribuído para o aperfeiçoamento e engrandecimento do serviço de saúde da Polícia Militar.


Ainda na solenidade, foram homenageadas autoridades que contribuíram com a criação e desenvolvimento da Diretoria de Saúde no âmbito da Polícia Militar durante esses 60 anos.

Em seu discurso, o Diretor de Saúde, coronel PM Roberto Duarte Galvão, ressaltou os serviços oferecidos pela Diretoria de Saúde aos policiais e dependentes, destacando, entre eles, o serviço de audiometria, encefalograma, ecocardiograma, entre outras especialidades.


“No decorrer do tempo foram muitos os legados deixados por homens devotados que, com competência, dedicação e convicção em servir, constituem fontes de inspiração para dar continuidade a tão nobre ofício”, disse o Diretor de Saúde.


O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, por sua vez, destacou a importância da Diretoria de Saúde no apoio à saúde do policial militar. “Agradeço o empenho de cada um dos policiais que integram a Diretoria de Saúde da Polícia Militar, os quais trabalham salvando vidas daqueles que arriscam suas vidas em prol da sociedade”, disse o Comandante.


Em sua fala, o Vice-Governador e Governador em exercício, Antenor Roberto, destacou a importância do Hospital da Polícia Militar, com a sua integração ao Sistema Único de Saúde. “O Hospital da Polícia Militar não só está reconhecendo seu passado, mas também está visando o futuro da nossa saúde”, disse o Governador em exercício. “O Hospital da Polícia Militar agora abre suas portas para atender a toda sociedade potiguar”, completou.


Prestigiaram a solenidade o Secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, o Secretário de Saúde do RN, Cipriano Maia, o decretário Adjunto da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado Osmir Monte, e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, coronel BM Monteiro Júnior, além de autoridades civis e militares.


História da Diretoria de Saúde

A Diretoria de Saúde da Polícia Militar foi criada em 18 de novembro de 1959, através da Lei n° 2.489, sancionada pelo Governador Dinarte Mariz, prevendo-a na estrutura organizacional da Polícia Militar.

Referida Lei ainda criou o posto de Tenente Coronel Médico no serviço ativo da Polícia Militar, o qual foi ocupado pelo Dr. Leide Morais, no ano de 1960, que já ocupava o cargo de Diretor de Saúde da Polícia Militar, tornando-se o primeiro Diretor de Saúde da PMRN.

Compartilhe