• Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone Instagram

© 2019 - Thyago Macedo - Todos os direitos reservados.

Governo do RN volta a negociar antecipação dos royalties ainda esta semana


Foto: Thyago Macedo

A Secretaria de Planejamento informou, nesta quinta-feira, 17, que o Governo do RN vai voltar a negociar antecipação dos royalties ainda esta semana, na tentativa de "aumentar o montante de recursos extras" para pagar os salários atrasados. O secretário Ademir Freire irá a São Paulo ter reuniões com representantes de bancos.


A Seplan ressalta que: "o valor dos royalties mensal depositado não é recurso extra. São recursos previstos. 'Extra' é a antecipação desses recursos, ao custo de juros, para que se possa pagar salários atrasados".


O Governo já tinha tentado fazer a operação de antecipação no início do ano. Em abril, o pregão foi deserto. Uma proposta chegou a ser apresentada, mas o Estado alegou que ela estava abaixo do valor mínimo esperado.


Ainda de acordo com a Secretaria de Planejamento, "não há como adiantar datas para amortização dos atrasados em razão da dependência do Governo do RN com relação às datas de repasse de recursos da União".


Sobre os valores da cessão onerosa, a Seplan comentou: "o leilão da cessão onerosa será próximo dia 6. Mas o repasse dos R$ 340 milhões ao RN serão depositados, pelo menos, em dezembro. E não se sabe se serão em 2 parcelas, sendo a última para junho de 2020, com ágil de 5%. Portanto, não há como prevê pagamento dos atrasados".


Também foi dito que o 13º salário de 2019 será pago até o fim deste ano, porém, não há data definida ainda.

Compartilhe